“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2 Timóteo 3:16 – ACF)
“Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós”
Mateus 5:12
Apesar de apresentar uma ideia totalmente controversa, foi exatamente isso que Jesus quis dizer: “você deve pular de alegria, quando for perseguido por minha causa”, mas porque ele diria isso ? “Porque é grande o galardão nos céus”.
Existe uma expressão muito conhecida: “no pain, no gain”, que quer dizer “sem dor, sem ganho”. Por exemplo, se almejarmos ter a vista desde o cume de um alto monte como o Evereste precisaremos subi-lo, porém em meio a escalada passaremos por diversas dificuldades. Podemos cair e nos machucar, passaremos frio, ficaremos sem ar e dormiremos desconfortáveis, mas tudo isso é recompensado quando chegamos ao cume e temos aquela esperada recompensa que buscávamos, onde cravaremos uma estaca com a nossa bandeira provando que “estivemos aqui”.
A Bíblia sempre revela que os verdadeiros tesouros não são aqui da terra, mas sim dos céus, onde não há traça para consumir, nem ladrão para roubar (Mat 6:19-20). Como esses tesouros são lá do alto, precisamos olhar para cima e almejar estarmos lá (Col 3:2), junto com o aquEle que é dono de todas as coisas.
Quando Paulo fala: “prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus” (Fp 3:14), ele está olhando para cima vislumbrando o galardão que irá receber por prosseguir buscando essa “soberana vocação de Deus em Jesus Cristo”. Talvez você se pergunte o que é essa soberana vocação? Bem, lendo os escritos em gregos, podemos concluir que ela é um “chamado para irmos em direção à salvação de Deus”.
Quanto mais buscamos à Deus, mais seremos transformados, em nossos atos, pensamentos e posicionamentos. Deus é contagiante! Quanto mais nos aproximamos dEle, ainda mais queremos estar perto. Ele começa a derramar da Sua paz que excede todo entendimento, começa a dar uma alegria indizível, e vamos sendo transformados no interior.
Almejar as coisas do alto exigirá renúncia e perseverança. Não podemos subir o monte sem deixarmos as nossas coisas em segundo plano, não podemos subir o monte carregando fardos pesados. Devemos ir em busca de Deus nesse caminho de subida, tendo em vista que Ele é o que mais precisamos. Pra isso há um equipamento que é imprescindível termos: a Sua Palavra. Ela estará em nossos pés para nos guiar, em nossa mão para agir, e em nosso coração para saber decidir e ocupar nosso pensamento.
Quando estamos no caminho de Deus, perceberemos que não andamos só! Porque Ele mesmo irá conosco, mas também, encontraremos pessoas indo para o mesmo lugar. O andar para Cristo é algo que devemos decidir e perseverar individualmente, pois assim também será a recompensa, mas sempre andaremos com pessoas lado a lado. Em meio à estrada, passaremos pelas mesmas dificuldades que outros já passaram e deixaram seus ensinos para nos ajudar, mas também teremos pessoas que irão nos sustentar.
Deus nos dá uma nova família, com novos irmãos que dão suporte uns aos outros. Por isso, nunca desanime, lembre que a maior dor já suportada foi a de Jesus, e Ele sabe de tudo que você está passando! Permaneça no caminho, olhando para Ele, com fé, porque no fim, além de alcançá-lo, também terá um galardão. E você dirá: “valeu a pena”.