“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra”
2Timóteo 3:16-17
As constantes mudanças tecnológicas, juntamente do processo de globalização baseada em um sistema capitalista tem deixado o passado cada vez mais obsoleto, assim o interesse pela história passada já não faz mais sentido, e, para alguns, não há motivos e nem tempo para aprender sobre fatos ocorridos, bem como escutar as historias de seus pais.
Por outro lado, o mundo moderno tem movido um desinteresse pela leitura tão grande, que tem levado as pessoas a colocarem os livros em prateleiras, ao passo que as páginas de redes sociais tem se tornado uma nova fonte de conhecimento, com um aumento exponencial de apreciadores, onde cada um pode se expressar livremente e de muitas formas.
Se já existe uma rejeição ao falarmos de fatos históricos, quanto mais seria se tratássemos de escritos que tratam desse mesmo tema, pois se já não há mais interesse pela história, ainda menos em ler sobre ela. E é justamente por esse motivo que a Bíblia, tem sido somente mais “um livro empoeirado” nas prateleiras de muitas casas. Em meio a essa realidade, precisamos concordar com as palavras do britânico John Stott:
“Deus continua a falar través daquilo que Ele já falou, pois Sua Palavra não é um fóssil pré-histórico a ser exibido em uma caixa de vidro, mas sim uma mensagem viva para o mundo”.
John Stott
Embora pareçam estar desatualizadas, as escrituras contidas na Bíblia nos falam do nosso passado, em termos de história e acontecimentos, assim como nos falam do presente, nos ensinando de que modo devemos viver, agir e pensar. No entanto a Palavra de Deus não para nos dias atuais, ela vai muito além, pois muitos acontecimentos futuros estão revelados nas páginas da Bíblia. Por esse motivo, não é em vão que muitos se afligem ao ter contato com esse livro, pois enquanto uns o desprezam sem nunca terem lido uma linha sequer, outros o temem e não ousam lê-lo. E é justamente pelo fato de que “toda Escritura é inspirada por Deus” que a Bíblia não é um livro comum.
A Bíblia contém a Palavra de Deus, pois tudo que Ele desejou revelar às pessoas desde a antiguidade quando ela começou a ser escrita, até agora, está nesse livro. Sendo assim, esse livro têm um peso espiritual, pois além de ser um livro que começou a ser escrito há aproximadamente 3400 anos, os seus 66 livros, redigidos por pelo menos 35 autores conhecidos não se contradizem e também mostram uma confirmação da ocorrência de fatos proféticos ocorridos durante e depois de sua escrita.
Portanto, a Palavra de Deus possui em sumo três características que não se encontram em nenhum outro livro: ela é Celestial, ela é Viva e ela revela uma Pessoa. Assim como Deus possui atributos inconfundíveis, o escrito que O revela não deveria ser diferente, e é por esse motivo que, na misericórdia dEle, pretendemos expor essa Palavra Verdadeira que liberta, mostrando o quanto é celestial, viva e aponta somente para uma pessoa – Jesus.