Sobre

Contemplar, o que é?

Contemplar, uma simples palavra, mas com um significado muito profundo! Se pesquisarmos em um dicionário, veremos que ela significa: fixar os olhos em alguma coisa, com encantamento, com admiração, mas também quer dizer: observar atentamente, analisar, apreciar.

Todos nós somos contempladores, porém cada um direciona seus olhos para o que mais lhe atrai, por exemplo, quem gosta de algum esporte como futebol, estará sempre observando o seu time favorito, quem são seus jogadores, como está a pontuação dentro do campeonato atual, entre outras coisas. Mas podemos ter diversas coisas que nos atraem, chamando nossa atenção e quando percebemos, estamos contemplando aquilo, pode ser um celular que gostaríamos de ter, um carro ou até uma roupa. Mas não para por aí, pois podemos contemplar até um um cargo de trabalho que desejamos, assim iremos nos esforçar para buscar aquele cargo, observando alguém que já o alcançou, seus feitos, atitudes, falhas e acertos, a fim de podermos tentar alcançar aquele nível. Podemos contemplar tanta coisa, como um corpo físico que queríamos ter ou uma tão sonhada viagem, enfim, tudo se pode contemplar, inclusive a nós mesmos, pois somos capazes de parar em frente à um espelho e nos observarmos, onde podemos ver só o que queremos, sejam coisas ruins quando estamos mal, as boas quando estamos bem, ou ambas, quando temos disposição de coração.

Portanto, contemplar é uma atitude que exercemos involuntariamente, mas com disposição interior, onde pomos todo o foco dos nossos olhos no que desejamos, seja para ter, se aproximar ou conhecer, assim acabamos sendo conquistados por aquilo que é contemplado.

Contemplar a Cristo

Não podemos mencionar Jesus Cristo como um mero homem mortal que nasceu, cresceu, viveu trinta e poucos anos e morreu. Não! Cristo está ressureto, assentado à direita de Deus Pai, intercedendo por todos os santos e também aguardando que os Seus inimigos sejam postos por estrado dos Seus pés (Heb 10:13, Rom 8:34). Jesus, depois de ter ressuscitado ainda andou aqui na terra por cerca de quarenta dias, então seus discípulos o viram desaparecer quando ascendia aos céus, onde foi recebido em grande glória junto de Deus Pai (Atos 1:1-11).

Portanto, Jesus não é um homem comum, mas sim, Ele é o “Cristo, Filho do Deus vivo” (Mat 16:16), que se entregou na cruz para que fôssemos resgatados e pudéssemos herdar a vida eterna, por meio de si mesmo.

E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

João 17:3 RA

Se fomos criados por Deus, e se a vida eterna está em conhecer a Deus e a Jesus Cristo, concluímos que é necessário que tenhamos um desejo interior de conhece-lo e estar com Ele, assim estaremos contemplando-o sempre.

“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”

João 1:14 RA

Este versículo é um testemunho de João (que escreveu este Evangelho) como daqueles que estiveram com Jesus na época em que esteve na terra. Mas não somente deles e para aquele tempo, mas sim esse versículo também é um testemunho de todos os que contemplam à Cristo Jesus, e O veem como Ele realmente é, em Sua graça, divindade, poder, sabedoria, verdade, amor, santidade, bondade, benignidade, misericórdia, entre outros infindáveis atributos.

Portanto, se os atributos de Cristo são incontáveis, assim também podemos considerar que é impossível descreve-lo de maneira adequada, pois sempre nos faltará conhecimento sobre quem Ele é de fato. E justamente por esse motivo, devemos nos aproximar cada vez mais contemplando-o e pedindo para que Ele se revele à nós.

Assim, segundo a medida da misericórdia concedida por Deus, bem como da Sua revelação, desejamos compartilhar conhecimento com cada leitor, a fim de que possamos interagir e crescer na graça e sabedoria do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

“Uma coisa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR e meditar no seu templo”

Salmo 27:4 RA

Que possamos ter a mesma disposição do salmista, para que Deus não nos encontre despreparados no momento em que seremos chamados.