“Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus;” (Romanos 3:23 – Contribuição da nossa leitora Nilza)
“Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo”
João 3:7
Como alguém pode nascer de novo? Bem, essa é a mesma pergunta que Nicodemos fez para Jesus, por não ter compreendido a necessidade que Jesus acabara de lhe falar.
Ao pensarmos no que Ele disse, ficaremos confusos e admirados, igual Nicodemos. Porém como somos humanos e temos uma mente limitada, imaginamos isto ocorrendo de modo literal, mas não é dessa forma que Jesus fala que devemos nascer novamente.
“O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.” João 3:6
Por um lado, todos nós nascemos em um meio carnal, ou seja por meio dos nossos pais fomos concebidos no ventre de nossa mãe até que ela deu à luz e começamos a ter nossa vida separada dela. Porém de outro lado, nem todos nasceram do espírito, pois isso já não depende da vontade de nossos pais, mas sim da vontade de Deus, bem como da nossa reação aos chamados dEle.
Mas então o que é ser nascido novamente no espírito? Todos nós estávamos “mortos em nossos delitos e pecados” (Ef 2:2), a condição de pecadores por si só já nos deixa alienados de Deus, porém ela também nos conduz à morte eterna, que não é somente na carne, mas no espírito. Assim nos resta a necessidade de nascermos novamente porém para a vida eterna no espírito, que também refletira futuramente na carne, já que não podemos nascer novamente nela agora.
Sendo assim, resta outra dúvida: como podemos como podemos nascer novamente para a vida eterna? “A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.” (Jo 1:12-13). A Palavra de Deus não poderia ser mais clara, pois vemos que a nossa vontade não é decisiva, mas Deus é quem “deseja que todos homens sejam salvos” (1Ti 2:4), ou seja, Deus é quem insistentemente por sua vontade, nos chama ao arrependimento que conduz ao novo nascimento. Por esta causa não somos eximidos de nossa co-responsabilidade de crermos em Jesus, como Filho de Deus e Salvador do mundo, seguindo-o em todos os Seus passos.
Crer em Jesus significa somente passar a aceitar o que Ele é, mas sim envolve ser um discípulo que vai seguir os passos do mestre em uma caminhada de preparação para a vida eterna. Por isso haverá necessidade de renúncia e mudança em diversas coisas da nossa vida, mas principalmente da nossa própria vontade. Com certeza isso não nos fará pessoas despersonalizadas, mas sim pessoas com o caráter e a personalidade de Cristo.
Quantas vezes talvez já não falamos: “ah, se eu tivesse feito desse jeito ou daquele jeito”. Pois bem, Deus nos dá uma oportunidade de recomeçar nossa vida novamente aos pés de Cristo, para que possamos ser revestidos de um novo homem, que não se corrompe pelo engano.
Todos nós precisamos ser reconciliados com Deus, e isto somente é possível por meio de Cristo Jesus. Pois foi Ele quem pagou o preço no Seu sangue abrindo uma porta para que todo homem tenha um caminho para a salvação. Por isso, precisamos crer nEle, buscá-lo, e entregar nosso coração, pois precisamos de uma nova vida, para nascer novamente, pela obra de Deus.