“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Tendo Herodes morrido, eis que um anjo do Senhor apareceu em sonho a José, no Egito, e disse-lhe: Dispõe-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel; porque já morreram os que atentavam contra a vida do menino”
Mateus 2:19-20
Quão consoladoras são essas palavras! Quantos de nós ansiamos por ouvir algo tão tranquilizante, e ainda mais poder contar com a certeza de que quem afirma isso é o próprio Deus, aquele que é todo bondoso e misericordioso.
Para José descansar, era necessário que Jesus não corresse mais risco de vida em função da maldade de Herodes, já para nós, quantas notícias como esta aguardamos com ansiedade? Poder ter paz no coração e tranquilidade, sem se preocupar com qualquer coisa que possa afetar nossa vida! Ah quanto ansiamos por isso! Quantas coisas temos passado nessa vida que nos trazem dor, sofrimento, perdas, limitações, lembranças e tantas outras coisas desagradáveis? Muitos conseguem dar a volta por suas próprias forças e olhar para frente prosseguindo, mas outros mergulham no mar da depressão e o seu estado fica ainda pior.
Talvez não exista momento mais oportuno que este para mencionar o Salmo 34:5b: “Ao anoitecer, pode vir o choro, mas a alegria vem pela manhã”. É impressionante como Deus dá provisão! José teve que atravessar o deserto e ir ao Egito para fugir de Herodes saindo durante a noite, mas agora, o dia iria clareando e a alegria já estava tomando conta dele, pois Deus pediu para que retornasse à Israel!
Quantos olham para as circunstâncias e para tudo que estão passando e acabam até pensando que não vale mais a pena viver nesse mundo. Mas ao mesmo tempo, quantos de nós conseguimos vencer os problemas e sair fortificados? Pois pelo imenso amor, Deus pode deixar que mergulhemos no mar do sofrimento, com o propósito que saiamos daquele lugar juntamente com Ele. Por isso Jesus não venceu somente o nosso pecado na cruz, mas também toda aquela aflição que iremos sofrer nesse mundo (João 16:33), para que possamos assim como José, retornar para a casa. Porém agora, uma nova casa! Uma casa celestial, aquela que foi prometida por aquEle que é Fiel e Verdadeiro: “vou preparar-vos lugar” (João 14:2)
Será que o maior sofrimento ou dor que podemos passar nesse mundo é maior que a experiência de Cristo na cruz? Deus o abandonou, fazendo recair sobre Ele todos nossos pecados, para que fossemos remidos. Portanto, quando estivermos sofrendo, olhemos para a cruz e contemplemos ela vazia, pois se Ele ressuscitou e venceu a maior dor, quanto mais fará a nós?