“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Então, o tentador, aproximando-se, lhe disse: Se és Filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus, porém, respondeu: Está escrito: Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”
Mateus 4:3-4
Quando nos convertemos e nascemos de novo, recebemos o poder de sermos chamados de filhos de Deus. Essa ação desencadeia uma reação em satanás, onde ele irá fazer o possível para que tenhamos insegurança de nossa filiação de Deus, e portanto se somos inseguros, nossa fé é duvidosa e fraca, assim o inimigo nos fragiliza e facilmente nos afasta de Deus. O inimigo também usa esse método para nos testar como filhos, querendo que mostremos provas reais e visíveis de que somos filhos de Deus, pois bem, esse é outro método que nos fragiliza muito, principalmente no início da fé baseada em Cristo, pois temos pouco conhecimento de Deus, apesar de termos tido uma experiência com Ele, então não conseguimos agir adequadamente e facilmente desistimos.
Foram esses pontos que satanás usou para tentar fragilizar Jesus e afastá-lo do Pai, pois o próprio Jesus não ficava o tempo inteiro querendo provar que Ele é Filho de Deus, pois embora Tenha efetuado milagres, esperava que as pessoas soubessem que o messias faria isso, afinal isso já estava profetizado em Isaías capítulo 53. Mas não somente isso, praticamente todos seus passos foram profetizados, somente era necessário que as pessoas aceitassem.
Portando, se Jesus não queria ficar provando para ninguém que era filho de Deus atendendo pedidos, embora o fez, foi porque Deus é assim desde o início da criação do mundo, pois Deus nunca quis que os homens acreditassem nEle pelo que pode fazer, mas sim pelo que Ele é. E dentro desse motivo, podemos citar Tomé, que precisava ver Jesus ressuscitado para acreditar, pelo que Jesus quando o viu disse:
“Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram”
Joh 20:29
A fé exige que acreditemos sem ver, mas não em qualquer coisa, pois existem muitas crenças hoje e todas tentam provar algo que para acreditar é necessário ter fé. Por isso a Bíblia nos mostra que quando temos uma fé real, em Jesus, após termos nos convertidos, somos mais que felizes, mas também nos mostra que teremos oposição, pois saímos do território do inimigo, do pecado para ir para o território de Deus, e a santificação. Portanto quando somos filhos de Deus, somos tentados a todo instante, seja a pecar, seja a provar que Deus existe, seja a testemunhar que somos filhos de Deus, ou simplesmente seja para nos distrair com as coisas desse mundo, portanto, é necessário aumentar nossa fé, lendo a Bíblia, orando e buscando a Deus.