“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“Por esse tempo, dirigiu-se Jesus da Galiléia para o Jordão, a fim de que João o batizasse.”
Mateus 3:13
“O coração do sábio conhece o tempo e o modo”
Eclesiastes 8:5b
Ah o tempo! Quantos de nós não gostaríamos de ter mais? Poder fazer mais atividades, estar mais com as pessoas que gostamos, passear ou mesmo para poder trabalhar. Quantas coisas não deixamos de fazer por falta de tempo? Por isso vamos priorizando e agindo pelo que achamos melhor.
Com o passar do tempo, percebemos algumas coisas na vida: as pessoas em nossa volta mudam, nosso trabalho sofre alterações, bem como nossas preocupações e responsabilidades tendem a aumentar. Mas há uma coisa que não muda: o propósito de Deus!
Deus em sua soberania deseja que nos acheguemos à Ele no devido tempo, ou também podemos dizer: “enquanto ainda há tempo”. Temos uma vida tão curta e imprevisível que procuramos aproveitar ao máximo para não morrermos sem ter desfrutado das coisas boas que ela nos proporciona. Mas é justamente esse pequeno período de tempo da nossa vida, que precisamos usar para buscar à Deus.
Jesus era sábio e conhecia a Deus, pois afinal estava no “seio do Pai” (Jo 1:18), e por ser conhecedor dEle, conhecia o momento e o modo em que devia agir. Quando estava aos 30 anos de idade, João o seu precursor já pregava o arrependimento ao povo e batizava todos que tinham aceitado sua mensagem. Jesus por conhecer o tempo, sabia que era chegada a hora de testemunhar diante dos homens com seu batismo. Ele não pensa duas vezes para caminhar pelo menos 40 km da Galiléia até o Jordão, a fim de cumprir o propósito de Deus.
Tanto para Jesus, como para mim e para você, o tempo vai passando, mas será que estamos aproveitando esse tempo e indo em busca de Deus? Jesus foi ao batismo e recebeu o testemunho dos céus. Mas e nós? Será que Deus tem condições de testemunhar que “somos seus filhos”?
Portanto, vamos aproveitar o tempo que ainda nos resta e correr para Ele, entregar nossos corações e receber a vida eterna, pois depois que morrermos, ninguém mais poderá resgatar o tempo perdido. Mas em que tempo faremos isso? Em que tempo buscaremos Deus para não termos supresas futuras? Hoje! E de que modo? De todo nossa força, toda nossa alma, de todo nosso coração!