“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”
Mateus 1:21
Estamos tão acostumados a ver e lembrar dos filmes de super-heróis, onde de um lado o mal está querendo prejudicar a vida das pessoas e obter alguma vantagem sobre isso, enquanto do outro há um salvador que livra a todos daquele terrível inimigo. Olhando para isso tendemos a imaginar que somente há necessidade de um salvador em situações de extrema dificuldade, mas a realidade é que todos estamos precisando.
Há um inimigo que nenhum homem natural conseguiu vencer: a morte, exatamente isso, pois ela veio com o pecado que nos destrói, nos arruinando por dentro e só em lembrarmos que teremos de enfrentá-la um dia, percebemos a necessidade de alguém que possa vencê-la por nós, por isso precisamos de um salvador. Talvez nos consideremos jovens ou saudáveis demais para ter alguma preocupação com isso, e, dependendo da idade nunca pensamos no assunto, entretanto, mesmo com essa condição, as surpresas tem aparecido e a morte tem levado muitas pessoas antes do que pensavam.
Assim como aquele ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus (Lucas 23:39-43), muitos somente clamariam por um salvador nos últimos momentos de sua vida, principalmente porque estão muito atarefados e preocupados com suas atividades e prazeres, assim não querem nem pensar nessas coisas. Porém Deus nos chama à olharmos para Jesus, pois “ele salvará o seu povo dos pecados deles”, nos mostrando seu imensurável amor que além de nos conceder a salvação, também traz descanso.
Jesus, que existia mesmo antes da fundação do mundo também experimentou o que era nascer, crescer, sendo sujeito aos homens, suportando todo tipo tentação e, principalmente, obedecendo à vontade de Deus. Jesus! Varão aprovado por Deus, foi o único que morreu mas que venceu a morte, tendo sido ressuscitado após aqueles três dias e três noites que passou no coração da terra, aparecendo e testemunhando por quarenta dias entre seus discípulos, demonstrando que triunfou a vitória sobre a morte, estando hoje está assentado à destra de Deus.
Mas aquEle que venceu a morte e se sujeitou à Deus pede que façamos o mesmo, acreditando que Ele é capaz de nos salvar, para isso precisamos ouvi-lo, porque “quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou tem a vida eterna, não entra em juízo, mas passou da morte para a vida” (Jo 5:24). Ou seja, Jesus nos proporciona um triunfo de vitória sobre a morte, assim é um inimigo já vencido.