“Eu lhes asseguro: Quem ouve a minha palavra e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não será condenado, mas já passou da morte para a vida.” (João 5:24 – NVI)
“As minhas palavras e os meus estatutos, que eu prescrevi aos profetas, meus servos, não alcançaram a vossos pais? Sim, estes se arrependeram e disseram: Como o SENHOR dos Exércitos fez tenção de nos tratar, segundo os nossos caminhos e segundo as nossas obras, assim ele nos fez”
Zacarias 1:6
Como seria o mundo se ninguém conseguisse se arrepender de seus atos? E ainda mais, retendo toda atitude errada e não pedindo perdão? Com certeza não teríamos possibilidade de mantermos amizades, nem em âmbito de trabalho, nem social, porém muito menos em famílias, pois lares seriam destruídos à todo momento. Ah sim! O ego do homem subiria de tal maneira que ninguém se sujeitaria ao próximo e não haveria mais espaço para a humildade no mundo.
Contudo de fato, existem pessoas assim, porém pela graça de Deus, mesmo que o mundo não se arrependa do pecado que o domina, temos um resquício de Sua Lei em nossos corações (Ro 2:15), que é levantada em nossas consciência como um aviso de que estamos errados.
Deus sempre usou homens que se arrependeram para testemunho, pois cada coração arrependido gera uma alegria nos céus (Lu 15:7). E o próprio Deus estabelece esses homens na terra assim para que demonstrem a obra feita por Deus em suas vidas (At 1:8).
No versículo citado, Deus chama a atenção do povo para que olhem aos seus antepassados, que estavam no mesmo caminho de pecado quando Deus os chamou para que renunciassem seus atos, e eles por sua vez responderam se arrependendo de suas obras. Mas não somente isso, pois reconheceram o tamanho da maldade dos caminhos em que estavam, e acharam justo que Deus os tratasse como bem entendesse.
Será que hoje nos nossos dias temos a capacidade de reconhecer nossos erros diante de Deus? Não somente essa história que aconteceu em Israel na época do rei Dario nos é exemplo, mas sim, desde a criação até os dias de hoje podemos ver pessoas, que se puseram de joelhos no chão por causa de seus pecados. Mas que de igual forma reconheceram não ser merecedoras de nada, senão o juízo divino.
Graças à misericórdia de Deus, Ele continua chamando pessoas ao arrependimento, para que se entreguem em Suas mãos, a fim de que provem do amor perdoador que ele concede aos corações que se dobraram. Por isso o castigo e a morte eterna nunca foram planos de Deus, mas eles surgiram por causa do próprio pecado, entretanto o desejo do Seu coração é que todos cheguemos à salvação.
Sim! Deus chama! Chama pessoas para que se rendam à Ele arrependidas de seus pecados. Chama pessoas para que provem do Seu amor! Chama pessoas para que o conheçam mais e mais! Chama pessoas para que vivam eternamente com Ele! Sim! Deus nunca cessou de falar, pois Ele fala aos corações, fala pela Sua Palavra, e também por meio de Sua Igreja, basta querermos ouvir essa voz que insistentemente quer nos revelar quem somos e quem Ele é.
A pergunta que nos cabe é: você deixou seu coração se render à Deus? Ou acabou achando difícil demais se arrepender e se humilhar? Bem, Ele nos deixa livres para decidirmos nossos caminhos e não nos pressiona, por isso: deixe o seu coração ser tocado pelo Senhor, se renda a Ele e prove da maravilhosa graça que irá transformar a sua vida.