“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem sucedido. Os ímpios não são assim; são, porém, como a palha que o vento dispersa. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo, nem os pecadores, na congregação dos justos. Pois o SENHOR conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios perecerá”
Salmo 1
Que sensação você teria se estivesse em um local onde há uma “árvore plantada junto a corrente de águas”? Talvez não exista outra coisa para se pensar que não seja, calmaria, tranquilidade mas também vida. Deus sempre quer nos levar a locais tranquilos e cheios de vida, porém esses locais sempre estão mais próximos dEle do que de qualquer outra coisa.
Neste Salmo, é como se Deus estivesse dando um meio para que alcancemos a plenitude da felicidade, assim ensina-nos alguns passos. Primeiro Ele mostra que nunca nos aproximaremos da felicidade que Ele mesmo pode nos dar, por Andarmos nos conselhos de pessoas que nunca à alcançaram, os ímpios. Segundo, Ele nos mostra que não devemos permitir sermos seduzidos por coisas e pessoas que nos conduzem ao pecado, pois isso nos faria parar de caminhar, para nos desviarmos rumo ao pecado que “tenazmente nos assedia”. Mas em terceiro lugar Ele também ensina que jamais, em hipótese alguma, devemos compactuar com aqueles que ridicularizam e zombam, de Deus, de suas determinações, bem como de sua própria criação, incluindo o próprio homem.
Portanto Deus mostra que “Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.” Sim! Os que buscam e meditam na Palavra do Senhor alcançam prazer em conhecer à Deus! Estes mesmos estão no prazer da felicidade! Por esta causa Ele nos deixou a Bíblia, para que tivéssemos um meio de conhecê-lo. Nesse ponto talvez seja necessário colocarmos uma pergunta: mas porque Deus não se revela, e então o conheceríamos melhor? Simplesmente porque nós como pecadores não subsistiríamos frente à santidade e glória de Deus. Porém como Ele é um Deus de amor e quer ser conhecido, nos deixou a Bíblia para que tivéssemos um meio de o encontrar.
Ler, meditar e orar são atividades que quando feitas na Palavra vão nos aproximando de Deus, e Ele por sua vez, se revela a nós. Quanto mais próximos de dEle, mais longe ficamos dos nossos problemas e das coisas que nos trazem tristeza e dor. Mas também, diante dEle outras coisas perdem valor, deixamos para traz muitas coisas que amávamos ter ou fazer, pois diante de Sua presença todas as outras se tornarão insignificantes.
Deus não nos convida a tirarmos um momento do nosso dia para que o busquemos, mas sim, Ele deseja que O busquemos de “dia e de noite”. Precisamos ter nossos corações centrados em Deus continuamente para que nunca percamos de vista a Sua face, pois as promessas que Ele têm feito são de recompensas eternas.
Portanto, esteja próximo de Deus e Ele lhe “fará ver os caminhos da vida; na presença dEle há plenitude de alegria, na destra, delícias perpetuamente” (Sa 16:11)