“E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;” (Atos 2:38 – ACF)
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte”
Mateus 5:14
Você já viu uma cidade iluminada sobre um monte de longe e à noite? Sem dúvidas, em uma ocasião assim é impossível que isso não nos chame atenção, pois ela se sobressai em meio à toda escuridão, e com certeza desejaremos ir para lá.
De fato, essa ilustração nos mostra a realidade que vivemos enquanto formos pecadores, por isso Jesus disse: “Eu vim como luz para o mundo, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas” (Jó 12:46).
Todos nós, enquanto não crermos em Cristo, permanecemos em trevas e, por isso não temos acesso à Deus e continuamos em um caminho negro que nos conduz à morte eterna. Por isso que Jesus nos chama para sermos luz, ou seja, Ele quer nos transformar em luzeiros capazes de atrair pessoas em meio à escuridão, mas que também colocam luz em meio aos passos dos outros, para que o evangelho resplandeça nos corações e assim, os homens possam ser conduzidos para a luz de Cristo, aquEle que é fonte de todo e qualquer verdadeiro luzeiro, a fim de não sermos mais cegados pelo príncipe deste mundo (satanás).
Se não temos capacidade de conduzir os nossos próprios passos no caminho de luz, como guiaremos os outros? De fato, fomos cegados pelo pecado e não temos luz alguma em nós mesmos. Que diferença há entre um cego e uma pessoa que vê, andando na escuridão? Obviamente ambas cairão em um buraco, por isso Jesus disse que “Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada” (Jo 14:23). A morada de Deus em nós é condicional a amarmos Jesus, e se o amarmos tanto Ele como o Pai farão morada em nós. Quando ambos habitam em nós, não somente nossos olhos são abertos, para que possamos ver as realidades espirituais, mas também recebemos a Sua luz, para que possamos caminhar em meio às escuridão.
Quantas vezes em nossa vida já não tomamos decisões erradas? Quantas vezes nos arrependemos de coisas que fizemos? Ou quantas vezes desejamos voltar atrás e mudar nossos passos? Com certeza todos nós já sofremos por causa de nossos caminhos, e isso principalmente ocorre porque não andamos na luz e nos caminhos que o Senhor nos preparou.
Muitos de nós já tivemos momentos tais, que foi preciso parar tudo que estávamos fazendo pois já não sabíamos mais agir. Bem, nessas situações deveríamos colocar diante de Deus nossas vidas, pedindo perdão a Ele por querermos conduzir todos nossos passos sempre como achamos melhor ao invés de pedir-lhe para onde realmente devemos ir, ou quais atitudes tomar. Porque sim, Deus quer nos guiar por caminhos mansos e tranquilos, junto ao Ribeiro de águas. Nós porém, precisamos aprender a buscar qual a Sua vontade.
Que a Luz de Deus possa iluminar nossos corações para que possamos ver tudo que fazemos: seja certo ou errado, a fim de sabermos em que caminho estamos, para nos arrependermos e aprendermos a caminhar e permanecer nos mesmos caminhos que Jesus andou (Jo 2:6), olhando para Ele como foco da nossa vida.