“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Respondeu-lhe: A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso.”
Êxodo 33:14
Quantos de nós não achamos nossas vidas pesadas demais? As vezes com uma família para sustentar, diversos problemas e dificuldades. Em meio à tudo isso é natural que nos achemos incapazes de levar tamanha carga e acabemos recorrendo a Deus para pedir auxílio e um meio de superar tudo isso, principalmente se Ele nos falar: “A minha presença irá contigo, e eu te darei descanso”.
Cerca de 3800 anos atrás Moisés ouviu essa resposta de Deus quando estava iniciando a jornada de travessia do deserto como líder de mais de 3 milhões de israelitas. Mas como ele teria alcançado essa resposta? Bem, isso ocorreu porque diante de toda dificuldade o que ele mais desejou não foi resolver o problema, e sim porque ele rogou ao Senhor querendo saber o Seu caminho, a fim de O conhecer e achar graça diante dos Seus olhos, mesmo em meio à toda dificuldade.
Deus não somente disse que iria com Moisés, como também falou que iria lhe dar descanso. “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma” (Mat 11:28-29). Moisés fez exatamente o que Jesus disse, ou seja desejou aprender dEle, conhecendo-o e achando graça alcançou não a solução dos problemas, mas sim a benevolência do Senhor.
Se lermos o velho testamento veremos quantas situações em que o povo de Israel estava sofrendo nas mãos dos inimigos e Deus somente estava esperando que O buscassem, que desejassem conhecê-lo, que se arrependessem e alcançassem graça diante dEle, para daí então não somente os livrar dos seus inimigos, mas sim se revelar a eles em meio à toda dificuldade.
Isso tudo nos trás um ensino: não importa o que esteja acontecendo, Deus quer que o busquemos, não primeiramente para ter uma solução do problema, mas sim para que possamos conhecer O Senhor, encontrar descanso e então, depois de descansados nEle, Ele mesmo proverá ou uma solução, ou um meio de passarmos pela dificuldade.
Nunca devemos fugir dos problemas, mas em meio a eles, o que devemos é correr para Jesus. Pois nEle seremos satisfeitos e aprenderemos assim como Paulo aprendeu e testemunhou: “Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.” (Fp 4:12-13).
“Eis que Deus é o meu ajudador, o SENHOR é quem me sustenta a vida.” (Sa 54:4) Nele encontramos o auxílio necessário, bem como todo recurso para que possamos passar por meio à tribulação da vida. “Não to mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, porque o SENHOR, teu Deus, é contigo por onde quer que andares” (Js 1:9).