“Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;” (2 Timóteo 3:16 – ACF)
“… pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém”
Mateus 6:13a
Você indagaria o porquê Jesus teria nos ensinado a dizer amém após uma oração? Talvez antes de respondermos essa pergunta, seja necessário conhecermos o que ela realmente significa.
A palavra amém tem origem hebraica, e é mencionada na Bíblia pela primeira vez no livro de Números 5:22. Porém essa palavra foi transliterada diretamente do hebraico para o grego; posteriormente do grego ao latim, e assim por diante à todos outros idiomas. O interessante é que ela mantém seu corpo fonético similar em todas as línguas! Por exemplo, se você quiser dizer amém em hebraico diga “amen”! Que falá-la em latim, alemão ou inglês diga “amen”! Quer pronunciá-la em grego diga “amin”! Sim essa palavra se tornou a palavra bíblica mais conhecida e falada de todo o mundo, mantendo inclusive essa similaridade entre as linguagens.
Mas qual seria tal importância para que assim fosse? Bem, essa palavra significa uma concordância com alguma coisa, seja uma verdade, um fato, ou até mesmo algo que afirmamos e sustentamos. Por isso essa palavra é perfeitamente ligada à fé, pois por ela podemos também externar uma afirmação de algo que professamos. Entretanto muito, além disso, o caráter expressado por essa palavra na Bíblia vai muito além, pois ela demonstra uma afirmação positiva de verdade absoluta, indicando que quem a pronúncia concorda plenamente com tudo que disse sem dúvida alguma.
Como exemplo disso, já em sua primeira ocorrência (Num 5:22) ela demonstra a afirmação de uma mulher que diz não ter traído seu marido. Posteriormente em Deuteronômio 27, todo povo deveria dizer “amém” a cada uma das maldições proferidas para contra aqueles que não obedecessem àqueles estatutos. Entretanto, o seu uso mais sublime e concentrado encontra-se no Evangelho de João, pois são 50 ocorrências dessa palavra, em 25 passagens diferentes onde Jesus afirma: “em verdade, em verdade…”. Sim! “Amém, amém”, é exatamente isso que foi escrito no grego original, o que nos mostra o tamanho da importância da afirmação que Jesus estava fazendo.
Amém, amém! As verdades e afirmações de Cristo são absolutas, inequívocas, infalíveis e condizentes com toda e qualquer palavra da boca de Deus em perfeita harmonia. Sim! Jesus é o único homem que poderia ter a audácia de afirmar qualquer coisa referente à Deus de tal maneira! Porque dEle é o Reino o poder e a glória para sempre!
Por isso como não correremos para aquele que é dono e conhecedor de toda a verdade? Mesmo tento a mais alta posição se humilhou e se sujeitou aos homens como servo, e como um cordeiro indefeso foi levado à cruz para morrer pelos nossos pecados.
Que possamos dizer Amém a toda e qualquer Palavra Sua, para que a aceitemos a fim de sermos transformados em verdadeiros filhos de Deus. Que possamos ter a Palavra de Deus como uma autoridade sobre todos nossos passos, e digamos amém para isso. Que possamos orar tendo absoluta certeza de que pedimos tudo que é da vontade de Deus e dizer amém. Que possamos ter uma vida plena em retidão diante dEle, para sermos suas testemunhas vivas aqui na terra, que falam e expressam todas Suas verdades e retenhamos o amém que Ele nos dá, garantindo que temos habitação eterna garantida (Mc 9:41).