“Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16 – NVI)
“Porquanto há um só Deus e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem”
2 Timóteo 2:5
Quando as dúvidas surgem em nossa mente, levantamos perguntas, e elas por si só vão se multiplicando. Há um tempo atrás uma propaganda de televisão tinha a seguinte mensagem “não são as respostas que movem o mundo, mas sim as perguntas”, e entre os exemplo usados temos: “de onde viemos? E, para onde vamos?”. De fato, as perguntas sobre a nossa existência, e nosso futuro são intrigantes, entretanto, em meio à muitas delas podemos citar mais uma: Deus existe?
O versículo citado não deixa dúvidas e responde à diversas perguntas, por isso a primeira dela é: Deus existe? E a resposta não poderia ser outra: Sim, pois “há um só Deus”, entretanto essa reposta também traz luz à outra pergunta: Deus é único? Sim, pois “Há um só Deus”. Porém, embora uma boa parcela de pessoas não acredita na Sua existência, isso não mudará o fato de que Ele continue a existir e a agir, “Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas” (Ro 1:20).
Mas de mesma forma aos que creem na existência de Deus, é necessário aceitar que Ele é um só, e que Ele não aceita compartilhar a Sua Gloria com nenhuma outra coisa (Is 48:11). Aqui nos cabe outra pergunta: Como conseguimos chegar a Ele então? Exatamente por ser um Deus único, Ele também aceita somente um único meio, o Seu Filho, pois Este é Mediador entre Deus e os homens.
Isso nos serve de alento e descanso, pois para encontrar a Deus não requer procura por todas as partes, mas sim que tão somente nos acheguemos a Cristo Jesus. Como seria difícil se tivéssemos de buscar um Deus que não se sabe onde está? Ou que não temos certeza de estar vivo? Mas não precisamos nos preocupar, porque podemos encontrar Deus por meio de Jesus, que está vivo, pois sabemos que apesar de ter sido morto, ressuscitou.
“Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração” (Jer 2:13). “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mat 7:7-8). Deus promete claramente que aquele que quiser o encontrar, de fato o achará e, ainda mais, Ele por meio de Seu Filho Jesus Cristo, se revelará a nós! Por isso o chamado é claro: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados” (Mat 11:28), mas atenção, Ele disse: “Vinde a mim” e mais nenhum outro, e por nenhum outro meio! Poderia ter sido Mais claro? De fato não! Mas infelizmente temos o hábito de tentar resolver todas as coisas do nosso jeito e tentamos buscar soluções em todos os outros lugares possíveis, até que fiquemos sem forças e nos sintamos desamparados. Porém muitas vezes só quando já estamos assim que acabamos aceitando ir em busca dEle, nos rendendo aos Seus pés, e reconhecendo que realmente não há outro meio.
Tiago nos lembra “Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é a vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo se dissipa.” (4:14), e por isso temos de aproveitar o tempo que ainda nos resta para buscarmos esse único caminho, que nos não somente é verdadeiro, mas também é de vida. Pois Jesus é o Caminho, a Verdade e a Vida (Jo 14:6).
No mundo estamos como em uma sala cheia de portas, onde todas são largas, bonitas, com propagandas e atraentes, mas há somente uma, pequena, que conduz à um caminho mais estreito e que aparentemente é rejeitada. Assim, apesar de ser claro que somente por Jesus podemos nos achegar à Deus, no mundo podemos ver diversas portas abertas e que prometem salvação, por isso precisamos estar atentos! Pois todos eles requerem que façamos alguma coisa, e ainda assim não dão garantia nenhuma. Entretanto com Jesus é diferente, pois Ele fez tudo que era necessário, não requerendo mais nenhuma obra, senão que nos rendamos aos Seus pés, o aceitando como nosso salvador.