“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Assim, Jotão se foi tornando mais poderoso, porque dirigia os seus caminhos segundo a vontade do SENHOR, seu Deus.”
2 Crônicas 27:6
Como seria se pudéssemos realizar todas nossas vontades e desejos? Será que haveria limite para tudo o que desejaríamos fazer? Com certeza o censo de realização gera uma espécie de prazer no homem, mas por outro lado pode resultar no querer mais e mais.
Jotão, como rei de Judá com certeza tinha acesso a praticamente tudo que queria, ele podia satisfazer fazer todos seus desejos. Porém ele tomou uma posição sobre si, e decidiu negar-se a si mesmo para dirigir todos seus passos segundo a vontade do Senhor.
Deus é um Deus de propósitos, e tem um caminho para que cada pessoa possa seguir, caminhos de bem e não de mal, caminhos que conduzem à vida, por isso todo e qualquer caminho do Senhor nos leva a Cristo. Para Jotão, a vontade de Deus incluia a permissão para que se tornasse poderoso, porém não por ganancia, mas sim pelo governo do próprio Senhor.
Deus conhece os nossos corações e sabe muito bem que todos nós somos suscetíveis à nos desviarmos dos Seus caminhos, por isso ao longo da Bíblia podemos ver inúmeros casos tanto de pessoas que alcançaram esses caminhos de bem por seguirem as determinações do Senhor, mas também inúmeros exemplos de pessoas que tiveram péssimos caminhos, porque decidiram agir conforme sua própria vontade e perderam até a comunhão com Deus.
Quando lemos que “todas as coisas cooperam para o bem dos que amam a Deus” (Ro 8:28), nos é revelado uma condição para que alcancemos essa promessa, que é o amor devido ao Senhor! Porém o nosso amor a Ele também é expresso em submissão e obediência, como Cristo o fez, e por isso quando o amamos, fazemos a Sua vontade e andamos por seus caminhos. Enquanto isso Ele, por sua vez, conduz todas as coisas para que cooperem diante de nós a fim de que o Seu desígnio seja estabelecido.
“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir … pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mt 6:25, 32-33).
Não há nada que possa se comparar aos caminhos do Senhor! Ele nos garante de que indiferentemente de o que passarmos, sempre haverá uma fonte de água viva para nós, sempre haverá sustento e Ele nos guardará! Podemos até receber grandes bençãos, como Jotão recebeu, mas se elas nunca poderão ocuparão o lugar dEle, por isso também é possível que somente alcancemos a maior benção que é a habitação do Espírito Santo em sua vida.
Assim devemos estar estar olhando para o Senhor, em todo e qualquer momento para que de maneira alguma deixamos de O ver em todos os caminhos, para que os nossos rumos sejam os que Ele mesmo preparou.