“Respondeu Jesus: ‘Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.'” (João 14:6 – NVI)
“Daí por diante, passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus.”
Mateus 4:17
No verso anterior, Mateus escreveu que “O povo que jazia em trevas viu grande luz”, pois aquEle que levou luz aos os que estavam em trevas também lhes deu esperança e vida nos corações. O que essa luz expôs para eles naquela época, é a mesma coisa que expõe em nós hoje: o pecado, sim pois o pecado dos nossos corações nos deixa em trevas e nos tira a esperança de estar com Deus e também nos afasta da vida eterna.
Jesus coloca luz sobre todos nós dizendo “arrependi-vos”, pois Ele deseja expor as trevas que existem em nossos corações para que tenhamos uma percepção real de quem somos e de nossa incapacidade de fazer algo por nós mesmos.
Podemos parar em um momento de nossa vida e conduzi-lá diferente, talvez com menos erros, mas isso não mudará as lembranças e o pecado que já tivemos cometido. Por isso necessitamos de arrependimento de tudo perante Deus, pedindo que Jesus exponha toda nossa real situação para que possamos entender de fato que somos incapazes de limpar as manchas de nosso pecado.
Com um pedido de arrependimento, Jesus começa a ensinar as boas-novas: o Evangelho. Pois se a Luz de Cristo expõe uma má notícia para nós pelos pecados, essa mesma Luz também irá revelar o evangelho que nos traz a boa notícia! Enquanto de um lado nosso coração se entristece por causa do pecado, de outro ele se alegra porque o Evangelho veio como solução do pecado, assim existe a necessidade de arrependimento.
O arrependimento genuíno nos nossos corações em primeira instância coloca um peso nos nosso ombros, um fardo que não conseguimos levar, e isso irá até que cheguemos aos pés da Cruz de Cristo e somente então, quando estivermos arrependidos e prostrados, esse fardo cairá por si só. Agora nossa vida de pecado não tem mais peso sobre nós, pois nos arrependemos dela e Cristo vai começar a nos guiar por um caminho de delícias, um caminho de boas novas.
Por isso o Evangelho tem que significar para nós o arrependimento de uma vida passada e seus pecados, mas também precisa marcar o recomeço de uma nova vida aos pés de Cristo. Assim tudo agora é novo pois Ele nos livra dos pecados, nos envia o Seu Espírito que é a segurança que temos, e com Ele também a vida eterna, pois não mais entraremos em condenação.
Ah maravilhoso arrependimento! Que dia após dia, nossos corações possam glorificar a Deus pelo Seu Filho e as boas novas que podemos desfrutar nEle.